
Bjork remix by priscila
Björk Guðmundsdóttir, (Reykjavík, 21 de novembro de 1965) é uma influente cantora islandesa famosa no meio da música alternativa. É aclamada pelo seu experimentalismo e reconhecida pela sua excentricidade. Chama a si várias referências, desde a música clássica até à electrónica mais extrema, criando o que poderá ser designado por pop avant-garde.
B i o g r a f i a
Primeiros sucessos (1977–1986)
Aos doze anos de idade, Björk gravou o seu primeiro disco, com a ajuda de seu padrasto. O seu primeiro álbum solo , com o título homônimo à ela,Björk, foi lançado em 1977 apenas na sua terra natal,Islândia , e seu sucesso rendeu-lhe um disco de platina.
C a p a c i d a d e V o c a l e E s t i l o
Dentro do sistema SATB, útil para catalogar vozes populares, Björk é notadamente classificada como soprano, sendo evidente em algumas de suas músicas e improvisos, mesmo que sistemas de classificação belcantistas não se mostrem muito eficientes em cantores populares, um possível timbre de soprano dramático caracterizado pelo timbre encorpado, sua agilidade entre notas agudas e coloração metálica, evidenciados sobretudo nos últimos anos com a maturidade vocal posterior aos 40 anos. Sua extensão, tendo como referência o Dó 3 como central, abrange desde um Sol 2, registrado na música Pneumonia, ao Lá bemol 5, com a chamada "voz de cabeça" na música Bath, pertencente a trilha do Drawing Restraint 9. Em muitas performances ao vivo, Björk faz uso de técnicas como o Belting e Whistle Register (Registro de Apito), conseguindo notas de até mais de uma oitava em relação a sua nota mais aguda, famoso entre cantoras "divas", como Yma Sumac, Minnie Riperton e afins.
Outra coisa muito comum em suas gravações e performances ao vivo, é a presença de improvisos melódicos que a cantora define como Gibberish ("sem sentido" em tradução livre), no qual consiste de extensões empregadas nos fraseados melódicos de sua voz ou o acrescentar de palavras e sílabas sem fazer muita coerência com o que está sendo cantado, sendo bastante comum em alguns cantores de Blues, Soul, R&B e estilos afins, bem como estilos folclóricos.
C u r i o s i d a d e s
2004 - Björk interpretou Oceania na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas.
2006 - Björk foi eleita a personalidade mais excêntrica do mundo por uma pesquisa da revista da BBC Homes and Antiques.
Björk também é fã de Elis Regina e afirma que escreveu "Isobel" pensando nela. Quando foi ao Brasil, chorou ao conhecer o filho de Elis.
Björk regravou a música Travessia de Milton Nascimento
Postado por: Priscila Ribeiro, Carinne Simões, Silvio Marchi, e Yuri Alexandre
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bj%C3%B6rk